facas

Facas são objetos que fascinam, apaixonam e indispensáveis para a nossa sobrevivência. Confesso que a compra da primeira faca parece um ritual bem longo e cheio de dúvidas, passamos horas e horas pesquisando sobre o assunto e perdemos a metade de um dia dentro da loja escolhendo.

É comum procurarmos uma faca única, um equipamento que vai solucionar todos os nossos problemas tanto na cidade abrindo uma caixa ou cortando alguma coisa, quanto no campo cortando uma árvore ou corda.

O que temos que entender que o desempenho desta ferramenta será proporcional a função que ela foi desenvolvida, não podemos pegar uma machete para fazer um trabalho detalhado que um canivete faz.

Sempre temos que estabelecer critérios para comprar a nossa “fiel companheira”, e aqui vão algumas dicas…

1- Para que vou usar a minha faca?

Qual a função que vou dar a minha faca? Onde ela será utilizada na maior parte do tempo? Vou usar no campo? Na cidade? Como defesa? São perguntas que devem ser feitas para termos a total certeza que a nossa faca não nos vai deixar na mão. Sempre faça essa análise na compra de sua faca.

2- Onde vou usar?

Caso você carregue a sua faca na cidade, a melhor dica é que seja uma dobrável, leve e que possa ser guardada na mochila ou bolso, pois o porte de armas brancas pode te trazer problemas. Na praia redobre a atenção, pois o ambiente é muito úmido e pode danificar o metal.  Na mata veja qual a melhor faca que se identifica com o ambiente, não compre uma faca pequena se você vai precisar cortar lenha muito grossa, sempre tenha uma grande e uma pequena.

3- Por que eu preciso de uma faca?

Existe N justificativas para poder explicar o motivo de termos as nossas facas, porém sempre fiquem atentos ao valor e a qualidade do material, pois na hora de utilizar não é nada legal ficar com a mão machucada (aconteceu isso comigo), ou ver a lamina deformada após o uso.

4- Qual o desempenho que procuro em uma faca?

No mercado da cutelaria, encontramos diversos fabricantes, materiais e procedências, algumas facas são feitas em larga escala e com um material de baixa qualidade, algo mais simples. Na maioria dos casos o nosso primeiro contato é com uma destas, quem não comprou uma no camelô ou na sessão de camping do Extra que atire a primeira pedra, mas acho importante, pois nos faz perceber a importância de ter uma faca de qualidade. Da mesma forma, também encontramos outras facas, feita com materiais melhores, um aço de qualidade uma bainha resistente, uma boa ergonômia no cabo, essas já são para quem tem uma boa noção e exigem muito mais desempenho. Existem até as artesanais confeccionadas por cuteleiros renomeados e que você escolhe como vai ser o modelo.

A escolha da faca vai variar de pessoa para pessoa, o importante mesmo é que ela seja útil para todas as situações que você possa vir a passar e imaginar. Considere estes quatro passo e garanto que não terás dores de cabeça, vou postar uma pequena série mais pra frente que explica os principais tipos de faca.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s